VISITAS COMPARTILHADAS | MATERIAL DE APOIO >

INFORMAÇÕES GERAIS >


EXPOSIÇÃO > o olho e o rio I ernesto bonato

ABERTURA > 20 de setembro 2018 | 19h > aberta ao público de 21 setembro a 27 de outubro de 2018

LOCAL > MACC Museu de Arte Contemporânea de Campinas 'José Pancetti' > Av. Benjamin Constant, 1633 - Centro - Cep 13010-142 | (19) 2116.0346 (19) 3236.4716 | cultura.macc@campinas.sp.gov.br

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU > Terças, quartas, sextas e sábados, das 10 às 18h | Domingos e feriados, das 9 às 12h | Quintas, das 10 às 21h | O museu não abre às segundas-feiras.


VISITAS COMPARTILHADAS > de 3a a 6a | das 10h15 às 11h45

O que é uma visita compartilhada:

É um serviço gratuito, disponível aos grupos previamente agendados, que tenham interesse em visitar a exposição acompanhados de dois artistas-educadores especialmente preparados para receber e orientar o grupo de visitantes, oferecer informações sobre as obras, o artista e o museu, propor atividades práticas de ateliê com material fornecido pelo projeto o olho e o rio e, principalmente, facilitar a troca de impressões entre os integrantes do grupo.

As visitas compartilhadas têm duração de 1h30 e são oferecidas em um único horário, das 10h15 às 11h45*, de terça a sexta-feira, para grupos entre 10 e 40 pessoas, sem restrição de faixa etária.

* Caso haja necessidade de agendar a visita em outro horário, antes de fazer o agendamento consulte nossa equipe através do e-mail oolhoeorio@gmail.com.


ROTEIRO DA VISITA >

- Chegada, recepção e organização do grupo (área externa do museu). Até 15 minutos;

- Conversa introdutória sobre a visita e orientações básicas de conduta no espaço do museu (área de acolhimento, sala 1). Até 10 minutos;


- Visita à exposição (salas 1 e 2). Até 40 minutos;

- Prática de ateliê (sala 3). Até 30 minutos;

- Finalização, condução do grupo até a saída e despedida. Até 10 minutos.

(Observação: as dinâmicas e propostas práticas podem variar conforme a avaliação de nossos orientadores das características de cada grupo, levando em conta a faixa etária, o grau de envolvimento, interesse e o tempo disponível, sempre visando o melhor aproveitamento da visita. Em caso de atraso, o tempo de visita pode ser reduzido).


ORIENTAÇÕES IMPORTANTES >

Por favor, leia atentamente as informações abaixo, necessárias para uma boa visita:

- O serviço de visita compartilhada só pode ser oferecido para grupos que tenham feito o agendamento prévio, através do evento do projeto na plataforma sympla (link e passo a passo mais abaixo).

- Solicitamos que o grupo chegue ao museu 15 minutos antes do início da visita.

- O transporte assim como o estacionamento do veículo é de responsabilidade do visitante. Solicitamos que a parada do ônibus ocorra na Rua Barreto Leme, atrás do Museu. É possível estacionar o ônibus no estacionamento da Prefeitura de Campinas, Para isso, é preciso fazer uma solicitação informando a placa do veículo para a  direção do MACC. Ligue nos números (19) 2116.0346 (19) 3236.4716 para fazer a solicitação.

- Grupos com mais de 20 pessoas serão divididos em duas turmas e cada uma será assistida por um de nossos orientadores durante toda a visita para favorecer o diálogo entre os participantes e a apreciação das obras.

- No caso de escolas, o grupo deve ser acompanhado pelos professores ou outros responsáveis, obedecendo a proporção de, no mínimo, um adulto para cada 20 alunos. Lembramos que os adultos que acompanham o grupo têm papel importante durante toda a visita, colaborando com nossos orientadores na condução do grupo e participando ativamente da visita.

- O ideal é que o grupo seja preparado pelo professor responsável antes da visita, informando previamente seus alunos sobre a exposição e sobre o trabalho a ser desenvolvido durante a visita. As informações fornecidas na ficha de inscrição também serão levadas em conta por nossos orientadores na preparação do trabalho com o seu grupo. Este site é rico em informação e material de referência e pesquisa (consulte a bibliografia indicada mais abaixo). Caso tenha dúvidas ou queira conversar sobre a visita, por favor, entre em contato conosco por e-mail: oolhoeorio@gmail.com

- Ao final da visita, o professor ou responsável pelo grupo receberá do Museu um Certificado de Visitação para apresentar em sua instituição e deverá assinar, por sua vez, o livro de presença do museu, para registrar que a visita foi realizada.

- Como o Museu é frequentado por outros visitantes e por ser um local de contemplação e estudo, pedimos aos visitantes que se movimentem com calma e atenção e observem um tom baixo durante as conversas.

- Nessa exposição nenhuma das obras pode ser tocada, pois o contato com a mão degrada a médio prazo os desenhos e pinturas, além de oferecer risco de danificá-los definitivamente.

- Mochilas devem ser deixadas no guarda-volumes para evitar que esbarrem nas obras ou em outros visitantes e para tornar a visita mais leve e confortável.

- Pedimos que os que estiverem usando bonés que virem as abas para trás, evitando que as mesmas encostem inadvertidamente nas obras em uma aproximação casual.

- Não é permitido comer e beber nas salas de exposição, incluindo gomas de mascar, que devem ser descartadas na lixeira existente na entrada do Museu.

- Não é permitido falar ao celular nas salas de exposição.

- É permitido fotografar a exposição e as obras com celulares ou câmeras fotográficas, de preferência sem o uso de flash.

- Instrua seus alunos a ficar atentos e a seguir as orientações dos nossos orientadores de visita, para garantir um bom fluxo da visita.

- Alguns materiais de desenho ou de apoio às atividades práticas desenvolvidas durante a visita serão distribuídos e, eventualmente, utilizados nas salas de exposição pelos seus alunos. Solicitamos que os oriente a tratar esse material com cuidado e devolvê-lo nos locais indicados pelos nossos orientadores após o término da atividade, evitando acidentes ou desperdícios. Essa é a garantia de que teremos esse material para oferecer para os grupos seguintes.

- Caso o grupo tenha trazido lanche, solicitamos que a refeição ocorra após a visita, na área externa do Museu ou no ônibus.

Siga a página do projeto no Facebook (www.facebook.com/oolhoeorio/) e instagram (www.instagram.com/oolhoeorio/).

Informações completas sobre o projeto são encontradas nas outras páginas deste site.


PASSO-A-PASSO PARA AGENDAR UMA VISITA COMPARTILHADA >

Observação > Antes de iniciar o agendamento, verifique as possibilidades reais de viabilizar a visita junto a sua instituição ou grupo. Lembre-se que cada visita agendada e não concretizada impede que outro grupo interessado possa se utilizar desse benefício. Agende apenas quando souber se conseguirá comparecer com seu grupo na data e horário pretendido.


1 - Tenha em mãos os dados do responsável pelo agendamento (nome completo, RG, telefone e e-mail para contato), os dados da instituição (nome e endereço completos, telefone e e-mail para contato) e informações detalhadas sobre o grupo (faixa etária, séries, número de alunos e se há algum que possui necessidades especiais);

2- Acesse o evento do projeto na plataforma sympla (ou no link: https://www.sympla.com.br/visita-compartilhada---o-olho-e-o-rio---macc---------------atividade-gratuita__336523)

3 - Escolher, na lista de dias disponíveis à direita da tela, o dia de visita para o seu grupo (só uma visita por dia);

4 - Preencher a ficha de inscrição com as informações solicitadas;

5 - Enviar a ficha de inscrição;

6 - Aguardar o recebimento, por e-mail, da confirmação do agendamento e do ingresso eletrônico. Essa mensagem conterá informações sobre a visita. Por favor, leia atentamente as instruções e observações contidas ali;

7 - Imprimir o ingresso para apresentar no dia da visita a um de nossos artistas-educadores que irá receber o seu grupo na entrada do museu.

8 - Você poderá ser contatado por nós até dois dias antes da visita para confirmar a vinda do seu grupo. Caso, por algum motivo tenha que cancelar a visita, por favor, avise-nos o mais breve possível para que o horário agendado seja disponibilizado para outros interessados.

Você pode fazer contato conosco para tirar dúvida ou tratar de questões relativas à visita, através do e-mail: oolhoeorio@gmail.com

Siga a página do projeto no Facebook (www.facebook.com/oolhoeorio/) e instagram (www.instagram.com/oolhoeorio/). 

Informações completas sobre o projeto são encontradas nas outras páginas deste site.


OBRAS DE REFERÊNCIA >

LIVROS

LORD, James. Um retrato de Giacometti. Editora Iluminura, São Paulo, 1998.

GENET, Jean. O ateliê de Giacometti. Editora Cosac & Naify, São Paulo, 2000.

GENET, Jean. Rembrandt. Editora José Olympio, Rio de Janeiro, 2002.

WILDE, Oscar. O retrato de Dorian Gray. L&PM editores, Porto Alegre, 2001.

GAYFORD, Martin. Man with a blue scarf: on sitting for a portrait by Lucian Freud.Thames & Hudson Ltd, Londres, 2012.

COURTINE, Jean-Jacques & HAROCHE, Claudine - História do Rosto: exprimir e calar as suas emoções (do século XVI ao início do século XIX), Lisboa: Editora Vozes, 2016

CLARK, Kenneth. El desnudo: un estudio de la forma ideal. Alianza editorial, México, 1996.

REBEL, Ernest. Auto-retrato. Editora Taschen, Alemanha, 2009.

KANZ, Roland. Portraits. Editora Taschen, Alemanha, 2008.

SCHNEIDER, Norbert. The art of portrait: masterpieces of European portrait painting 1420-1670. Editora Taschen, Alemanha, 2002.

BRESSON, Henri-Cartier. Ver é um todo: entrevistas e conversas, 1951 - 1998. Gustavo Gili, Espanha, 2015.

GREIG, Geordie. Café com Lucian Freud: um retrato do artista. Editora Record, Rio de Janeiro, 2013.

ROSA, João Guimarães. Primeiras estórias (o espelho). Editora Nova Fronteira, Rio de Janeiro, 2008.

ASSIS, Machado de. Papéis avulsos (o espelho), Editora Itatiaia, Rio de Janeiro, 2006.

BALZAC, Honoré de. A obra prima ignorada. L&PM editora, Porto Alegre, 2012.

OVIDIO. Metamorfose (III, 339-510 - Narciso). Editora Hedra, São Paulo, 2007.


FILMES

TRUEBA, Fernando. Le artist et son modéle. França, Espanha, 2012.

TUCCI, Stanley. Final portrait. Estados Unidos, 2018.

GILL, Michel. Giacometti. The art council of the Great Britain, 1967.

TARKOVSKY, Andrei. Andrei Rublev. União Soviética, 1966.

AïNOUZ, Karim. Diego Velázquez ou il réalisme sauvage. França, 2015.

WEBBER, Peter. Moça com brinco de pérola. Reino Unido, Luxemburgo, 2003.

STELLING, Jos. Rembrandt fecit 1663. Holanda, 1977.

CAMPAUX, François. Henri Matisse. França, 1946.

WRIGHT, Randall. Lucian Freud: la vida pintada (a painted life). Inglaterra, 2011.

MEARA, Tim. The God of small things. Inglaterra, 2010.

NOEY, Cris. The artist project: Y.Z. Kami on Egyptian Fayum portraits.  The Metropolitan Museum of Art of New York, 2015.


SITES

Google Arts & Culture / coleções: https://artsandculture.google.com/partner?hl=pt-BR

Scottish National Portrait Gallery: https://www.nationalgalleries.org/visit/scottish-national-portrait-gallery





Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora